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Regras Yu-Gi-Oh- completo
Regras Yu-Gi-Oh- completo

OBJETIVO O objetivo de Yu-Gi-Oh! é vencer uma Partida contra seu oponente. Uma Partida (Match) consiste em 3 Duels. Cada uma das batalhas de cards disputadas contra um oponente na qual se determine uma vitória, derrota ou empate é chamada de Duel. VITÓRIA O jogador que for o primeiro a vencer 2 Duelos num Match ou conseguir 1 vitória e 2 empates é declarado o VENCEDOR. EMPATE Se os resultados dos Duels forem 1 vitória, 1 derrota e 1 empate ou 3 empates considera-se que o Match terminou num Draw (Empate). COMO SE VENCE UM DUELO ? O resultado de um Duel é decidido de acordo com as seguintes Regras Oficiais: - Cada jogador inicia um Duelo com 8000 Pontos de Vida (Life Points, ou LP). - Os LP diminuem como resultado do cálculo do dano após a batalha (ver Damage Step). Você vence um duelo se reduzir os LP do oponente a zero. Se seu oponente reduzir os seus a zero, VOCÊ é quem perde! - Se os dois jogadores chegarem a 0 LP ao mesmo tempo o Duel é declarado um Draw (empate). - Se acabarem os cards do Deck de qualquer um dos duelistas durante um Duel, aquele que não puder comprar um card, quando for preciso, PERDE. Tendo isto em mente, um bom duelista deverá fazer valer cada card. - Se em um dado momento durante o Duel tiver os seguintes cards em sua mão, você o vence instantaneamente: • Left Leg of the Forbidden One • Right Leg of the Forbidden One • Left Arm of the Forbidden One • Right Arm of the Forbidden One • Exodia the Forbidden One A PREPARAÇÃO A seguir encontram-se algumas regras básicas para a preparação de um Deck. O Deck usado para duelar deverá conter um mínimo de 40 cards e um máximo de 60. Além do Deck principal (Main Deck), pode-se ter também um também Side Deck, composto de 15 cards adicionais colocados numa pilha separada. O Side Deck pode ser usado para modificar seu Main Deck, para adaptá-lo melhor à estratégia que você quiser usar durante um Match. Entre os Duels, pode-se trocar qualquer card do Side Deck com qualquer card do Deck desde que se mantenha o Main Deck com o mesmo número de cards que tinha no início do Match. O Side Deck que você criar tem que conter exatamente 15 cards no início de cada Match, ou seja, se você não tiver cards suficientes para criar um Side Deck de 15 cards, você não pode usá-lo. Em uma Partida, o Deck e o Side Deck combinados não podem conter mais de 3 cópias do mesmo card. Decorrer do Duelo De acordo com as Regras Oficiais, um Duel é conduzido do seguinte modo: Antes de se iniciar um Duel, cumprimente seu oponente com um aperto de mãos amigável. Ambos os jogadores embaralham seus respectivos Decks e os entregam ao oponente para que este também o embaralhe (isto é chamado de Cortar o Deck). Os Decks são então devolvidos aos seus donos e colocados virados para baixo nas respectivas Zonas do Deck na Arena de Duelos. Quando os jogadores usam os Cards de Monstro de Fusão ou Synchro, eles os colocam virados para baixo na Zona do Deck Extra. Um Deck Extra consiste em um ou mais cards exclusivamente de Monstros de Fusão ou Synchro. NOTA: Os cards do Deck Extra não contam para o limite mínimo de 40 cards do Deck. Cada jogador mostra ao oponente que o seu Side Deck tem exatamente 15 cards (os cards podem ser contados virados para baixo). Quando se efetuam trocas entre o Deck e o Side Deck , os jogadores devem contar os cards do Side Deck novamente para provar que o Deck mantém o mesmo número de cards. Para o primeiro Duelo da Partida, decide-se quem joga primeiro lançando uma moeda. Quem vencer o cara-ou-coroa pode escolher se vai começar ou não. Para os Duelos seguintes, cabe ao derrotado no último Duelo decidir quem começa. Se o Duelo anterior terminou empatado, repita o cara-ou-coroa para determinar quem começa no próximo Duelo. Por último, cada jogador compra 5 cards do topo dos seus respectivos Decks. Quando os jogadores estiverem com 5 cards na mão, o Duelo tem início, seguindo as regras das Fases de um Duelo. Comportamento ao Duelar Lembre-se dos seguintes códigos de conduta ao enfrentar um oponente: Declare sempre cada movimento em voz alta e clara, antes de executar qualquer jogada. Seu oponente tem o direito de saber o que há em seu Cemitério e o número de cards na sua mão. Se lhe for perguntado, você é obrigado a responder sinceramente. Nunca toque nos cards de um oponente sem lhe pedir permissão. Antes de aprender como se desenrola um turno de Yu-Gi-Oh!, é importante ter uma compreensão completa da Arena de Duelos e dos cards. Compreender como funciona cada tipo de card o ajudará a planejar estratégias para assegurar uma saída vitoriosa da Partida! O Campo (Playfield) Cada card que é jogado ou descartado é colocado no Campo. O exemplo abaixo diz quais são as zonas utilizadas: A. Zona dos Cards de Campo Os Cards de Magia de Campo são jogados aqui. Apenas 1 Card de Magia de Campo pode estar em jogo a cada dado momento (canto superior esquerdo do campo) B. Zona dos Cards de Monstro Os Cards de Monstro podem ser Invocados (verticalmente com a face voltada para cima) ou setados (horizontalmente com a face voltada para baixo) nos 5 espaços da Zona de Cards de Monstro, segundo as regras da Main Phase 1 (as 5 zonas do meio da parte de cima) IMPORTANTE! A Zona de Cards de Monstro tem um LIMITE DE 5 CARDS. Uma vez ocupados os 5 espaços desta Zona, nenhum outro Card de Monstro pode ser Invocado ou setado até que exista um espaço vazio na Zona de Cards de Monstro. C. Zona do Deck Extra Quando se joga com Cards de Monstros de Fusão ou Synchro, coloca-se o Deck Extra virado para baixo neste local (Cards de Monstros de Fusão e Synchro) (canto inferior esquerdo do campo) D. Cemitério Quando os cards são destruídos, eles são descartados para este local, com a face voltada para cima. O conteúdo dos Cemitérios é de conhecimento público, e os duelistas podem consultá-los a qualquer instante. É necessário obter a permissão do oponente antes de olhar os cards no Cemitério dele (canto superior direito) E. Zona dos Cards de Magia & Armadilha (Spell & Trap Cards) Os Cards de Magia e de Armadilha podem ser ativados (verticalmente de face para cima) ou setados (também verticalmente de face para baixo) nos 5 espaços da Zona dos Cards de Magia e Armadilha, seguindo as regras da Ma 1 (as 5 zonas do meio de baixo) IMPORTANTE! A Zona dos Cards de Magia e Armadilha tem um LIMITE DE 5 CARDS. Uma vez ocupados os 5 espaços da Zona dos Cards de Magia e Armadilha, nenhum outro Card de Magia (exceto Cards de Magia de Campo) NEM Card de Armadilha poderá ser ativado ou setado até que haja um espaço livre na Zona dos Cards de Magia e Armadilha. Este LIMITE DE 5 CARDS inclui os seus próprios Cards de Magia de Equipamento usados para equipar Cards de Monstro de seu oponente. F. Zona do Deck Coloca-se aqui o Deck, virado para baixo. O Side Deck não é colocado no Campo. Yu-Gi-Oh! também pode ser jogado sem um Campo impresso, desde que se coloquem os cards e Decks nas posições indicadas. OS CARDS Em YU-GI-OH! são usados três tipos principais de cards: Cards de Monstro (Monster Cards), Cards de Magia (Spell Cards) e Cards de Armadilha (Trap Cards). Além disso, cada tipo de card é dividido em mais sub-categorias. Por agora, leia apenas a descrição dos cards. Depois de se familiarizar com as Fases do Duelo, você compreenderá o papel específico de cada card. IMPORTANTE! Sempre que as regras deste manual entrarem em conflito com as regras descritas num card de YU-GI-OH!, siga as regras no card Uma Rápida Explicação Sobre os Termos de Jogo Ativar – Sempre que quiser usar os efeitos de um Card de Magia, Card de Armadilha e Card de Monstro de Efeito, você precisa "ativar" o efeito do card. Quando se ativa o efeito de um card, ele é imediato. Set – O ato de colocar um card virado para baixo na arena chama-se Set. O efeito de um card setado não é ativado de imediato. Um Card de Monstro setado não é considerado com tendo sido invocado até que seja flipado (voltado com a face para cima). Um monstro setado tem de ser colocado HORIZONTALMENTE, em Modo de Defesa com a face voltada para baixo (os monstros invocados costumam ser colocados VERTICALMENTE, em Modo de Ataque, com a face voltada para cima). Os Cards de Magia e de Armadilha que forem setados, são colocados na arena em posição vertical. O Campo – Ao longo destas regras, e nos próprios textos dos cards, a Zona dos Cards de Monstro, a Zona dos Cards de Magia e Armadilha e a Zona dos Cards de Campo serão conjuntamente chamadas de campo. Destruído – Um card que for destruído é enviado para o Cemitério. Removido de Jogo – Um card removido de jogo NÃO é enviado para o Cemitério. Ao invés disso, ele é colocado de lado e não pode voltar ao Duelo que está em andamento. Cards de Monstro A. Cards de Monstros Normais (Normal Monster Cards) Um Card de Monstro é o card básico que é usado para atacar seu oponente. Os Cards de Monstro estão divididos em categorias por Tipo e Atributo. Existem 21 Tipos diferentes e 6 Atributos diferentes. A força de um monstro geralmente é indicada pelo seu Nível (o número de estrelas no canto superior direito do Card de Monstro). Um Card de Monstro Normal tem o fundo AMARELO. Tipos: Dragon (Dragão) * Spellcaster (Feiticeiro) * Zombie (Zumbi) * Warrior (Guerreiro) * Beast-Warrior (Fera-Guerreira) * Beast (Fera) * Winged Beast (Fera Alada) * Fiend (Demônio) * Fairy (Fada) * Insect (Inseto) * Dinosaur (Dinossauro) * Reptile (Réptil) * Fish (Peixe) * Sea Serpent (Serpente Marinha) * Machine (Máquina) * Thunder (Trovão) * Aqua (Áquático) * Pyro (Piro) * Rock (Pedra) * Plant (Planta) * Psychic (Psíquico) Atributos: Earth * Water (Água) * Fire (Fogo) * Wind (Vento) * Light (Luz) * Dark (Trevas) REGRAS PARA CARDS DE MONSTRO NORMAIS Os Cards de Monstro Normais são usados principalmente para Atacar e Defender, embora também possam ser usados como Tributos, para pagar um custo ou como parte de uma Fusão (Cartas de Monstros de Fusão, abaixo). Veja o parágrafo Main Phase 1 para obter detalhes sobre como colocar os Cards de Monstro em jogo. B. Cards de Monstros de Fusão (Fusion Monster Cards) "Fusão" significa usar 2 ou mais Cards de Monstro juntamente com o Card de Magia "Polymerization" para criar um novo monstro, que será representado por um Card de Monstro de Fusão. Cada Card de Monstro de Fusão contém a indicação dos monstros necessários para a sua criação (Monstros para Fusão), e é identificado como "Fusão" logo depois de seu Tipo. Os Cards de Monstro de Fusão têm fundo VIOLETA. REGRAS DE JOGO PARA CARDS DE MONSTRO DE FUSÃO Se durante o turno, você tiver na mão ou na arena o Card de Magia "Polymerization" e os Monstros materiais para Fusão requeridos para formar um Monstro de Fusão, você poderá realizar uma Fusão como uma Special Summon, ativando a "Polymerization". Quando realizar uma Fusão, selecione o Card de Monstro de Fusão apropriado do Deck Extra e coloque-o com a face voltada para cima num espaço livre da Zona dos Cards de Monstro, em Modo de Ataque ou em Modo de Defesa. Os 2 (ou mais) Cards de Monstros para Fusão que foram utilizados, assim como o Card de Magia "Polymerization" usado para realizar a Fusão, são então enviados ao cemitério. Quando um Monstro de Fusão for destruído, ele é enviado para o Cemitério. Se um Card de Monstro de Fusão for devolvido para a sua mão, ao invés disso coloque-o no Deck Extra. NOTA: Já que uma "Fusão" é considerada uma Special Summon, o card estará imune a cards como "Trap Hole". Além disso, pelo mesmo motivo, é possível fazer um Normal Summon ou Set outro monstro no mesmo turno. Exemplo: Os Monstros para realizar a Fusão do "Darkfire Dragon" estão na arena ("Firegrass") e na sua mão ("Petit Dragon"), e o card "Polymerization" também está na sua mão. Declare que irá realizar uma Fusão e coloque a "Polymerization" na Zona de Cards de Magia e Armadilha. Selecione o "Darkfire Dragon" do Deck de Monstros de Fusão e coloque-o num espaço livre da Zona de Cards de Monstro. Lembre-se que ao invocar um monstro para a arena deste modo, essa é considerada uma Special Summon e isso permite que ainda se Set ou se realize uma Normal Summon no mesmo turno. Uma vez concluída a Fusão, os cards usados – "Firegrass", "Petit Dragon" e "Polymerization" – são todos colocados no Cemitério. C. Cards de Monstros Synchro (Synchro Monster Cards) Cards de Monstro Synchro são de cor BRANCA.